Logótipo do jogo desenvolvido
Introdução e Proposta
Como projeto final para a conclusão da cadeira de Programação I da Licenciatura em Multimédia da Escola Superior de Media Artes e Design, lecionada pelos docentes, professor Luís Leite e professor Bruno Oliveira, foi proposto ao grupo de trabalho, que realizasse um jogo em Unity, em 2D ou 3D, onde fossem compilados os conhecimentos úteis, adquiridos ao longo do semestre.
Para este projeto, seria necessário assumir um dos papéis fundamentais para o desenvolvimento de um jogo, são eles Visual Designer, Sound Designer, Level Designer e Game Developer.
Para isso, cada elemento do grupo identificou o seu papel de preferência no moodle da disciplina, de modo a criar grupos bem estruturados onde cada um pudesse assumir a competência com que melhor se identifica.
Sendo os jogos, inerentemente, projetos multidisciplinares, seria essencial a boa aplicação dos conhecimentos de cada uma das áreas (visual, sonora e jogabilidade), de modo que, o resultado final apela-se aos diferentes sentidos e competências do jogador. Para além destas componentes, a temática orientadora para este projeto serão os trabalhos do artista M.C. Escher, onde fossem aplicados conceitos como perspetivas impossíveis, ilusões de ótica e espacialização dinâmica.
Conceito e Narrativa
Em concordância, o grupo todo, desde o princípio, havia pensado em desenvolver um jogo de terror onde as perspectivas fossem trabalhadas através de um espaço labiríntico e confuso, que deixasse o jogador desorientado, como forma de elevar o sentimento de medo e suspanse, onde fosse aplicada também, especial atenção ao som e à iluminação.
Para esta ideia, o jogo deveria ser em primeira pessoa, e a narrativa deveria desenrolar-se num local abandonado. Já a dinâmica de jogo seria semelhante ao conceito de uma “escape room”, onde o jogador entra, e precisa de realizar uma série de ações, para voltar a sair desse mesmo espaço sem ser apanhado pelos inimigos.