Caixa de Memórias – Instalação Interativa

Este projeto intitula-se Caixa de Memórias e foi desenvolvido em conjunto com Tiago Ribeiro e Diogo Monteiro, a nível académico. Com este projeto tivemos o intuito de transmitir o sentimento de infância e sonho, e para isso escolhemos uma música de fundo calma (que dá alusão ao sonho e a ser criança). 

Implementamos um Arduino, um sensor de luz e um catavento numa caixa, que decoramos com diversas colagens alusivas à infância. O utilizador terá que soprar/girar o catavento que fará com que o sensor de luz detete quando o mesmo obstrói a luz e gere ondas de uma cor específica que é definida pelos dados da órbita obtidos pela API da NASA. 

Utilizamos a sinestesia na integração do catavento, que brinca indiretamente com o ato de sonhar. Quando o catavento roda, ele faz com que o sensor de luz receba/pare de receber luz e isso faça com que as ondas imaginárias sejam geradas/parem de ser geradas, fazendo alusão ao sonhar e acordar. Quando uma luz está próxima, as ondas imaginárias param de ser geradas (induzindo o ato de acordar), e quando tudo está escuro, andas ondas imaginárias começam a ser geradas (induzindo o ato de adormecer, sonhar). Estas ondas imaginárias têm diversos sentidos, por exemplo: a fonte do nosso sonho ou o espectrograma do nosso cérebro. 

Seguimos as regras Gestalt, de “fechamento” onde quando se olha para o Sol (que são apenas linhas seguidas), o cérebro humano completa as mesmas. Usamos também o princípio figura-fundo, onde todos os elementos são separados e identificados mesmo estando em fundos diferentes. 

Decidimos também, oferecer rebuçados aos utilizadores desta experiência para a tornar ainda mais agradável. A nosso ver, ao ingerirmos um rebuçado/guloseima lembramo-nos da nossa infância e como eramos felizes ao comer um simples doce, acrescentando também o paladar a uma experiência visual interativa. 

Trabalho Desenvolvido 

A minha função principal neste projeto foi Computação na Nuvem. Após debatermos sobre as componentes necessárias para a concretização deste projeto, e, como o nosso grupo continha um elemento a menos, decidimos ajudar-nos mutuamente na realização de todas as tarefas. 

Comecei por procurar por diversas API’s relacionadas com nascimentos, mas as que foram encontradas não eram viáveis para o funcionamento esperado deste projeto. Então, como o tema deste projeto são as memórias e o sonho, decidi adaptar a API da NASA (recolhendo dados orbitais) e implementei estes dados na cor RGB das ondas imaginárias, através da ligação entre o TouchDesigner e o Node-Red. 

Printscreen do flow desenvolvido com a integração da API da NASA e do Arduino 

Após realizar essa integração comecei a pensar em como o projeto seria composto em termos estéticos e decidi realizar a caixa das memórias. Através de colagens com um fundo com estrelas em todas as faces da mesma e de colagens de diversos ursos. 

Fotografia da Caixa de Memórias 

Realizei também uma integração de fitas LED no TouchDesigner com o uso de uma DMX USB PRO ENTTEC, que servem de luz de presença (luz característica para crianças que no geral têm medo ao adormecer), que são colocadas na mão do utilizador e que ele deve posicionar à frente do catavento.

Por fim, realizei também as gravações e edição de ambos os vídeos pedidos na proposta de projeto, o documental e o teaser que podem ser vistos abaixo: